Bike Anjo apoia #MPSDAY com a EBA! Piatã

No último domingo, o Bike Anjo Salvador somou forças com as associações dos portadores das MPS durante a EBA! Piatã numa blitz em prol do Dia Internacional de Conscientização da Mucopolissacaridoses – #MPSDAY, ação que ocorreu simultaneamente em todas as capitais do país neste 15/05/2016. O objetivo da ação é chamar a atenção sobre esta doença pouco conhecida: Mucopolissacaridoses ou MPS.

Sobre a MPS

A mucopolissacaridose (MPS) é uma condição metabólica hereditária, que impede seu portador de ter no organismo enzimas que digerem os glicosaminoglicanos (GAG). As manifestações clínicas das MPS normalmente afetam diversos órgãos – de forma leve, moderada ou grave –  e podem alcançar cérebro, olhos, ouvidos, coração, fígado, ossos ou articulações. Atualmente, são descritas sete tipo de MPS, classificadas de acordo com o tipo de enzima deficiente. São eles: MPS I: Síndrome de Hurler, Hurler-Schele e Schele; MPS II: Síndrome de Hunter; MPS III: Síndrome de Sanfilippo; MPS IV: Síndrome de Morquio; MPS VI: Síndrome de Maroteaux-Lamy e MPS VII: Síndrome de Sly.

Nas MPS dos tipos I, III, IV, VI e VII, pai e mãe carregam obrigatoriamente um gene com defeito cada um, mas são normais porque têm o outro gene do par normal.

Na MPS tipo II, o gene com defeito é carregado em um dos cromossomos da mãe, e cromossomo com defeito é anulado pelo outro normal. A mãe portadora do gene da doença tem chance de 50% de ter um filho com a doença e 50% de ter uma filha que também pode passar o gene aos descendentes.

Para o portador de MPS é importante fazer acompanhamento multidisciplinar, para prevenir e diagnosticar precocemente as complicações, que podem ser tratadas, melhorando sua qualidade de vida e garantindo apoio e conhecimento à família.

Sintomas 

Os sintomas variam de acordo com a idade do paciente, com o tipo e com a gravidade da doença, e podem incluir macrocefalia, hidrocefalia, deficiência mental, alterações da face, aumento do tamanho da língua, dificuldade visual, dificuldade auditiva, má-formação dos dentes, infecções de ouvido, rinite crônica, atraso no crescimento (baixa estatura e baixo peso), rigidez das articulações, apnéia de sono, infecções respiratórias, hérnia inguinal ou umbilical, aumento do fígado ou baço, prisão de ventre, diarreia, entre outros.

 

Diagnóstico MPS

O diagnóstico da mucopolissacaridose é feito normalmente por geneticistas, após o encaminhamento por outro médico. Para confirmar a mucopolissacaridose, é realizado um exame de sangue para identificar a falta ou diminuição das enzimas.

O papel das Associações

Os portadores de MPS podem contar com ajuda direta de Associações espalhadas por todo o país. Essas instituições lutam para que os pacientes tenham direitos a tratamento médico eficiente, que resulta em melhor qualidade de vida, garante apoio às famílias e facilita a troca de experiências.

Domingo de muita chuva

As ações EBA! Piatã e #MPSDAY – que se estendeu até as 18 hs – foram  sensivelmente prejudicadas em função de fortes chuvas e ventos, onde o Bike Anjo se limitou a prestar informações e atender aos poucos alunos presentes durante os momentos de estiagem. Porém, consideramos um dia muito positivo em relação ao nosso principal objetivo de trazer serviços à sociedade numa ação de conscientização de grande importância. O Bike Anjo Salvador abraçou esta causa e convida a todos a seguir @mpsday no Instagram e compartilhar a hashtag #MPSDAY em suas redes  sociais. O próximo #MPSDAY acontecerá na data provável de 14/05/2017.

Saiba mais e espalhe conhecimento: http://www.mpsday.com.br

Clique na imagem para ver o álbum completo de fotos
EBA! Piatã + #MPSDAY (Foto: Marcella Marconi/BIKE ANJO SALVADOR).Clique na imagem para ver o álbum completo de fotos.

 

Sobre a EBA! Escola Bike Anjo

Para quem ainda não sabe do que se trata, a EBA! – Escola Bike Anjo é para ensinar todos aqueles que não sabem andar de bicicleta, dos 3 aos 133 anos, gratuitamente, sem a necessidade de levar bicicleta. Trocamos a realização do seu sonho de pedalar por um sorriso, sempre no segundo domingo do mês em Piatã e no último domingo do mês no Campo Grande, bem em frente ao Teatro Castro Alves.

Coloque na sua agenda o próximo evento!

Evento: EBA! Campo Grande – Escola Bike Anjo
O que é: aulas para ensinar a andar de bicicleta.
Quando: domingo, 29/05/2016, das 08 às 11 hs
ATENDIMENTO POR ORDEM DE CHEGADA, LIMITADO POR SENHAS
Onde: Largo do Campo Grande, bem em frente ao Teatro Castro Alves e ao lado da tenda das bicicletas azulzinhas da prefeitura.
Quanto: GRÁTIS, basta levar a disposição e um sorriso bem alegre; não precisa levar bicicleta.
Recomendado: uso de roupas leves (evitar o jeans) e claras, sapato fechado (tênis, de preferência) e proteção contra o sol (chapéu/boné, protetor solar).

Siga-nos nas redes sociais:

http://www.facebook.com/bikeanjosalvador
http://www.facebook.com/groups/bikeanjosalvador
http://instagram.com/bikeanjosalvador

Não é de Salvador? Peça já um Bike Anjo através do nosso sistema:
http://bikeanjo.org

Clique em QUERO AJUDA PARA PEDALAR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s